sexta-feira, 21 de março de 2014

Atividade da disciplina de Tecnologia da informação


Estudo de caso da empresa UPS
1-questão: Quais são as entradas, o processamento e saídas do sistema de rastreamento de encomendas da UPS?  
Entradas: registros assinaturas de clientes, informações sobre retiradas e entregas de encomendas e cartão de ponto realizado por um computador de mão (DIAD). Além disso, tem as informações do produto transportado que chegam ao longo da sua rota, entre remetente e destinatário, através de um leitor de código de barra.
Processamento: Seria a transmissão das informações recebidas aos computadores centrais, o armazenamento dos dados e o rastreamento das encomendas por meio dos computadores centrais.
Saídas: trata-se de informações das encomendas como localização de produtos e de transportadores dos mesmos e resolução de problemas oriundo de duvidas, recebidas pelos clientes através de postos de atendimento, celulares e da internet. Além de outros meios tecnológicos oferecidos pela empresa.
2-questão: Quais são as tecnologias utilizadas? 
As tecnologias empregadas pela empresa são: computadores de vários tipos ou modelos, leitores de códigos de barra, software de localização de encomendas e de controle de estoques, serviços de transportes, gerenciamento de devoluções, entre outros. Além de meios de transporte de vários tipos.
3-questão: Qual a relação entre essas tecnologias e as estratégia empresarial da UPS?
A relação é de auxilio e suporte da tecnologia para com a estratégia empresarial. Ou seja, ela oferece suporte necessário para o controle e organização da empresa. Melhorando assim a eficiência e a eficácia da mesma.
4-questão: O que aconteceria se essas tecnologias não estivessem disponíveis? 
Caso essas tecnologias não estivessem disponíveis para a empresa, provavelmente a mesma não teria um controle total sobre suas atividades e sistema de produção. Causando assim, uma baixa qualidade no atendimento aos clientes, perdendo assim força no mercado, e altos custos operacionais.
5-questão: Identifique os elementos que abrange a organização, administração e tecnologia na empresa.
Os elementos que abrange:
- A Organização são os serviços logísticos, de transporte internacional, financeiros e de emissão de documentos e correspondências com o objetivo de melhorar o desempenho comercial de seus clientes e também melhorar suas cadeias de suprimentos globais. Utilizando como auxilio altas tecnologias. Ao longo da historia, a UPS se passou por uma extrema transformação, passando de uma empresa de mensageiros de pequeno porte à líder na indústria de transporte aéreo, marítimo, rodoviário e de serviços eletrônicos. 
-A Administração são os computadores centrais que armazenam e processam as informações recebidas com o intuito de entender a logica da empresa e assim propor planos de resolução de problemas e novos produtos, como exemplo, temos os dois serviços apresentados no presente texto: UPS Document Exchange e UPS e-Logistics.
-A Tecnologia são todos os meios que favorecem ou dão suporte para a circulação das informações na empresa, como os computadores de mão (DIAD), equipamentos de leitura de código de produtos, site da empresa na web, serviços online informatizados com destaque no UPS document Exchange software para entregas de documentos diversos e a UPS e-Logistics, entre outros. 

Fonte bibliográfica:
UNITED PARCEL SERVICE OF AMERICA, histórico da empresa. [s.l]: [s.n] 2009. Disponível em: < http://www.ups.com/content/br/pt/about/history/index.html >. Acesso em: 21 mar. 2014.


Um comentário:

  1. Muito bem! Aproveite os recursos da ferramenta do blog, como inserir link, para clicar no endereço da UPS e visitar o site.

    No meu blog, tenho uma postagem que trata de algumas dicas de blog, faça uma visita e veja como poderá contribuir...

    ResponderExcluir